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quarta-feira, 5 de maio de 2010

Qual o caminho da felicidade?

Por; Lindemberg Vieira Vargas

“A palavra vocação é muito gasta pelo abuso que correntemente se faz dela” por isso fica difícil falar de vocação.Abordar esse tema de maneira nova parece nos nossos dias uma missão quase impossível, mas ainda assim quero me aventurar a dizer algo a respeito. Não vou dizer algo de vocação como a modernidade a concebe, isto é, como aptidão para, mas algo a respeito daquilo que disse Mounier: “deste principio vivo e criador que chamamos em cada pessoa sua vocação”.
Antes de mergulharmos nesta reflexão vamos nos colocar sobre “o plano da consciência, acima da dispersão da nossa individualidade” 3 para assim podermos falar de forma mais consciente e coerente desse assunto, porque vocação como um conjunto de aptidões, esta longe de ser aquela vocação da qual quero falar que é um principio de unidade. Quero falar aqui de vocação como um principio de unidade que possibilitara efetivar “esta unificação progressiva de todos os meus atos , e por eles dos meus personagens”4 e esta unificação ou integração daquilo que sou dos meus atos, não quero dizer aqui sobre atos bons ou ruins, mas simplesmente meus atos, supõe “ a descoberta progressiva de um principio espiritual de vida, que não reduz aquilo que ele integra, mas o salva , o completa recriando-o” é este principio que quero chamar de vocação.
Vocação entendida assim ganha um novo sentido que vai muito alem de fazer alguma coisa, ou ocupar algum posto ou lugar ou ainda obter certo titulo, ela toca a ordem do ser, vai naquilo que esta no mais intimo de cada pessoa, ou em termos “ Aloisianos” “ lá na região onde mora o silêncio agradecido” com isso vale dizer que a vocação toca a nossa interioridade com toda a dinamicidade que esta tem. E a vocação como concebida no seio de nossa interioridade também tem esse “caráter dinâmico que exige um continuo discernimento”. Mas qual caminho trilhar para fazer um bom discernimento da vocação? Seguindo de forma bem livre aquilo que diz Núnzio Galantino no seu livro “dizer homem hoje” vislumbro dois caminhos que julgo importantes: O primeiro seria “discernir por meio dos “personagens” que interpretamos para saber se fazem parte de um projeto em si coerente” com capacidade de me realizar como pessoa, mas necessariamente voltado para algo que vai alem de mim, não vejo a possibilidade de realização numa vocação que não preste serviço ao outro, uma vocação individualista não é vocação. Então um projeto pra ser coerente precisa incluir a dimensão do serviço ao outro. Um segundo passo seria a orientação em tal caminho, embora eu tenha afirmado que a vocação é concebida no seio da nossa interioridade, é no relacionamento com o outro que ela se desenvolve e ganha robustez, por isso a vocação não deve ser buscada na individualidade, mas num profundo “relacionamento entre quem esta a procura da resposta para a própria vocação e quem é escolhido como guia em tal caminho”.
É preciso por fim enxergar a vocação como “um esforço continuo e vigilante de renovação e de unificação”. Como uma busca constante de estar em posse de si, uma necessidade de “reapropiar-se de retomar-se nas mãos para unificar-se” e isso só se pode fazer na interioridade do próprio ser, então a vocação nascida na interioridade é desenvolvida e torna se robusta no relacionamento com o outro, mas será sempre alimentada pela interioridade, haverá sempre a necessidade de uma volta a si mesmo não como um fechar em si mas como “ uma concentração de forças, um retroceder para aumentar o salto”. E preciso dar sempre e repetidamente um mergulho na própria interioridade mesmo reconhecendo haver “uma dolorosa fadiga do descer em si mesmo”(lima Vaz) mas este permanece o único caminho se quisermos “ conservar a densidade de consciência e o protagonismo na historia”(lima Vaz) da nossa própria vocação.
Existe no ser humano um tesouro chamado vocação, que precisa ser descoberto porque desse tesouro se poderá tirar, sempre e de forma infinita, as melhores realizações, ninguém que faz algo por vocação jamais poderá fazê-lo mal feito, porque o fará como fruto de um amor e por isso mesmo o fará com empenho e dedicação. A ação feita por quem tem vocação não é mero fazer, mas indica aquela experiência espiritual, do homem, e a intima fecundidade do seu ser. É este o horizonte que temos a buscar, não será tão simples mas é perfeitamente possível desenterrar esse tesouro que todos temos dentro de nós, e para encontrá-lo será necessário mergulhar no mais profundo de nós mesmos “ nas regiões absais do nosso ser” (dom Aloísio) onde mora a região do “ silencio que nos permite sermos tão somente aquilo que somos” (dom Aloísio) e ai na casa do nós mesmos nos encontraremos com Deus fonte e ápice daquilo que tentei descrever e que chamo a realização mais perfeita do nosso próprio ser em uma palavra nossa vocação, que supõe fazer e realizar muitas coisas, mas que vai infinitamente alem disso.

Um comentário:

  1. bem ,meu amigo este arquivo e muito bom pra nós que estamos na faze de escolhas pois temos muitos medos ,de não conseguir algo,pois queremos, mais passamos por varias coisas antes de conquistar esse verdadeiro caminho da felicidade,você tenho certeza já passou e ainda passa por muitas delas, e não sei se eu vou conseguir as mesmas coisas pois estou tentando mais como sempre temos que passar pela lei de homens antes da de Deus que nos mostrará se verdadeiramente seremos o que ele quer!ele nos fortalece ,mais somos fracos de mais nas escolhas no verdadeiro sim!,um abraço de seu amigo e irmão Alexandre!

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