Bem Vindo!!!

Quem sou eu?

Minha foto
Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Estamos sós no universo?


Por: Lindemberg Vieira Vargas


Já há um longo tempo tem se feito a exploração do universo em busca de vida extraterrestre, e claro com isso vai um grande investimento. Um gigantesco aparato foi montado e a capacidade de observação do universo foi muito ampliada com os modernos telescópios, entretanto uma pergunta precisa ser feita: “Depois de todo este imenso esforço cientifico, financeiro e publicitário de bilhões de dólares que é que foi encontrado no universo em termos de vida?” (Hans Kung, 2007, 184) parece que nada! Talvez débeis sinais, mas só isso.
Nessa busca os cientistas ficam na expectativa de estabelecer contato com algum planeta distante, mas isso também tem se mostrado uma busca infrutífera “ninguém conseguiu estabelecer um contato cientificamente comprovado de um planeta com os terráqueos” (Hans Kung, 2007, 184) talvez realmente não exista ninguém lá fora, talvez não exista uma civilização extraterrestre.
De fato para que seja possível vida como existe na terra teria que ser satisfeitas condições extraordinariamente difíceis. Para que uma possível civilização extraterrestre existisse seria necessário um planeta habitável, e para tal planeta ser habitável “ele teria que ter uma temperatura media de uns 15ºc. Não poderia, portanto, ser quente como Venus que orbita mais perto do sol (temperatura na superfície de 450ºc), nem frio como marte (temperatura média de -70ºc) onde água liquida certamente não pode existir. Para evitar que soprassem ventos tempestuosos o planeta não poderia girar com demasiada rapidez em torno do próprio eixo (em nossa terra isto é garantido pelo efeito frenador da lua). Ao mesmo tempo teria que ter boa proteção contra queda de blocos rochosos (que são mantidos longe de nossa terra, em órbitas planetárias mais distantes, pela grande massa de júpiter). Efetivamente, quanto mais se reflete sobre as condições de vida em um planeta, tanto menos provável parece, em nosso amplo derredor, a existência de extraterrestres.” (Hans Kung, 2007, 185-186)
Não estamos querendo dizer que não exista vida extraterrestre, essa possibilidade não pode ser descartada, mas para tal teríamos que encontrar “em algum lugar do universo um planeta com condições físicas semelhantes as que existem na terra” (Hans Kung, 2007, 181). De fato tais condições não são impossíveis de acontecer, mas com todo o esforço de pesquisa até aqui empregado “todos os planetas maiores descobertos até agora fora do nosso sistema solar são inteiramente impróprios para uma forma complexa de vida” (Hans Kung, 2007, 185) o que só reforça aquela pergunta que vem perpassando gerações; estamos sós no universo?”até agora a resposta parece ser sim.

Bibliografia:Kung, Hans; o principio de todas as coisas: ciências naturais e religião. Tradução de Carlos Almeida Pereira. Petrópolis, RJ: vozes, 2007.

Um comentário:

  1. ...De vez em quando vejo seres estranhos 'zanzando ' por aí...rs...a não!!! é gente mesmo...affff kkkkkk

    ResponderExcluir